Criativity

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

INTUS de Helena Almeida

Intus - exposição de Helena Almeida

Eu Estou Aqui (2005)

“Aceitem-me na minha intensidade. Aceitem-me assim. Aceitem-me.”
Helena Almeida
Artista Plástica

Esta exposição foi a representação portuguesa à 51ª Bienal de Veneza e foi comissariada por Isabel Carlos. A exposição mostra a série de fotografias Eu Estou Aqui (2005), criada para esta Bienal, uma obra de 1977, Tela Habitada, que funcionará como introdução ao “trabalho”, e o vídeo A Experiência do Lugar II (2005).
Esta exposição representa um exemplo da obra de Helena Almeida a partir da década de 90, que se tem vindo a destacar a relação entre o corpo e o espaço (por exemplo, o espaço do seu atelier), “o corpo esconde-se e expõe-se simultaneamente, dobra-se e desdobra-se através de uma coreografia mínima de gestos e posturas. (…) Os limites do corpo, mas também os limites e as fronteiras das diferentes linguagens artísticas, estão claramente presentes em INTUS, através de algum humor, mas também de uma completa entrega da artista a si própria e à obra.” (Newsletter da F. C. Gulbenkian, Jan.06).

Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, Galeria de Exposições Temporárias. Edifício situado nos jardins da Fundação. (Muito perto do El Corte Inglés) Metro: Estação S. Sebastião
Até 26 de Março, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Entrada livre.

....................................................

Helena Almeida nasceu em Lisboa, em 1934, onde vive e trabalha.
Estudou Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
Os seus trabalhos têm estado presentes em exposições por todo o mundo desde os anos 60, em cidades como Lisboa, Porto, Madrid, Nova Iorque. A sua primeira exposição individual foi em 1967. Participou nas Bienais de São Paulo (1979), Veneza (1982 e 2005), Istambul (1997), Santa Fé (1999), Sidney (2004), entre outras. A maioria das suas obras pertence a diversas colecções particulares e públicas, nacionais e internacionais.

1 Comments:

  • At 9:23 da manhã, Blogger Maria Carvalho said…

    Mais uma das tuas boas propostas. Obrigada pela visita às minhas romãs. Só começo o 2º semestre a 6 de Março. Não sei o que decidirei. Dia 14 tenho o último teste deste semestre. Também não sei quando regresso ao blog. Isto é, não sei nada...Beijinhos para ti, bom fim de semana, boas aulas.

     

Enviar um comentário

<< Home