Criativity

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

O olhar Fauve


Inaugurada a 13 de Janeiro, esta é a primeira exposição dedicada ao Fauvismo, realizada em Portugal.
É constituída por um grande número de obras, pertencentes ao Musée des Beaux-Artes de Bordeaux, de artistas como Henri Matisse, Albert Marquet, Pierre Auguste Renoir, Oskar Kokoscka, Auguste Chabaud, Chaïm Soutine, Jean Puy, André Lhote, Othon Friesz, Louis Valtat. É comissariada pelo director do museu de Bordéus, Olivier Le Bihan.
Esta exposição ocorre no âmbito da celebração do centenário do Salão de Outono de 1905, no qual Louis Vauxcelles, crítico de arte, ao observar a pintura de alguns artistas como Matisse, caracterizou-as depreciativamente como cage aux fauves (jaula de feras). O impacto causado pelos fauvistas (quem nem sequer eram um grupo, mas que foram encarados como tal), foi causado por uma nova forma de olhar a pintura: num apelo aos instintos e à expressão as obras invocam a sensação através da cor, num ideal de “pintura pura” - www.museudochiado-ipmuseus.pt
Imprescidível ver, até 19 Março no Museu do Chiado, em Lisboa.
Eu já visitei e vale a pena. É importante não desperdiçar esta oportunidade de ver uma colecção desta importância e envergadura em Portugal. É a reunião de um conjunto de obras de pintores muito importantes para este movimento artístico e para a História da Arte.

3 Comments:

  • At 5:56 da tarde, Blogger Nuno Lebreiro said…

    convenceste-me... lá irei! abraço

     
  • At 4:13 da tarde, Blogger Maria Carvalho said…

    Gosto imenso de ler as tuas sugestões. E a frase do Dickens está óptima! Beijinhos para ti, bom fim de semana.

     
  • At 9:50 da tarde, Blogger par said…

    Primo, já sabes que tens companhia, se quiseres, quando fores lá. Melhor do que sugerir é acompanhar.
    Abraço

     

Enviar um comentário

<< Home