Criativity

domingo, março 19, 2006

MGZNcinema III

MGZNcinema III

CAPOTE

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr., Chris Cooper Realizador: Bennett Miller Género: Biografia Drama Origem: EUA

"Em Novembro de 1959, Truman Capote, um escritor, lê um artigo no New York Times que descreve o homicídio que quatro membros da abastada família Clutter, no Kansas. Capote pensa que esta é a oportunidade de provar que a realidade pode ser tão emocionante como a ficção e convence a revista New Yorker a dar-lhe o caso. No Kansas os seus maneirismos e a sua estranha forma de vestir, dão origem a alguma hostilidade, mas acaba por ganhar a confiança do Agente Alvin Dewey, que lidera a investigação. Apanhados em Las Vegas, os homicídas são devolvidos ao Estado do Kansas onde são julgados e condenados à morte. Capote visita-os na prisão. O seu tema é agora mais profundo do que inicialmente imaginara: é o choque entre duas américas - o país seguro que os Clutter conheciam e o país desenraízado e amoral habitado pelos seus assassinos."
" (...) uma obra sólida, em que a força da caracterização do seu protagonista é ancorada por uma narrativa fluída, com o tempo certo e um excelente trabalho de argumento."
in Revista Premiere, Março 2006
Um filme muito bom, que revela uma pesquisa a fundo daquilo que ERA efectivamente Truman Capote, o que é uma coisa extremamente difícil de fazer, já que, como diz o actor Philip Seymour Hoffman, "Truman Capote era uma das pessoas mais ambíguas que se pode imaginar". É uma biografia, mas mostra apenas uma parte da vida de Capote, o antes, o durante e o depois da investigação do assassínio dos Clutter. Para ser mais directo, este filme mostra o que está por detrás do livro In Cold Blood (A Sangue Frio), obra-prima de Capote, que o considerava o primeiro romance não-ficção.
O realizador, Bennett Millerfaz, um trabalho excepcional (apesar de ser a sua primeira longha-metragem), o argumento é muito bom e a interpretação é excelente, tanto de Philip Seymour Hoffman (Truman Capote), como de Catherine Keener (Nelle Harper Lee, a fiel amiga/secretária/colega de Capote). Capote recebeu três nomeações para os Oscars da Academia: Filme, Actor (venceu), Actriz Secundária, Realizador e Argumento Adaptado.
Philip Seymour Hoffman tem uma interpretação inesquecível. Reproduz a maneira de falar e os tiques de Capote de uma forma super genuína. Não foi esquecido pelos críticos, nem pela Academia, já que venceu tanto o Globo de Ouro como o Oscar de Melhor Actor.
Classificação: 5 ESTRELAS

1 Comments:

  • At 9:27 da tarde, Blogger Maria Carvalho said…

    Sinto-me um bocado ignorante, mesmo...Não tenho ido ao cinema, eu que adoro cinema!! Beijinhos, bons estudos.

     

Enviar um comentário

<< Home