Criativity

quarta-feira, outubro 05, 2005

Abraço

"Uma holandesa ontem dizia-me que nos países do Sul da Europa as pessoas eram mais efusivas umas com as outras, que se abraçavam mais e que ela achava que isso fazia falta aos holandeses... Realmente no ultimo mês dei um abraço! A média está um bocado holandesa!"
Teresa Ramos
A Teresinha uma prima minha (de quem gosto muito) que está a viver há cerca de um mês, em Utrecht, Países Baixos. Foi estudar para lá durante 9 meses e fez um blog onde diariamente vai dando as novidades aos amigos e família (escreve, põe fotografias...). E este pequeno texto que transquevi é um excerto de um que ela escreveu esta semana e que me fez pensar imenso.
Um abraço.
Frequentemente, perdemos a noção do que realmente significa.
Um abraço, apesar de parecer banal, é algo íntimo, que não damos a toda a gente. É quente, sentido, por vezes apertado... mas esses são os melhores.
Precisamos muito de dar abraços, sobretudo de os receber, pois estamos numa época em que passamos a maior parte da nossa vida a correr de um lado para o outro, cheios de stress e em que "não temos tempo" (outra vez a questão do tempo) para estar com quem realmente queríamos e deveríamos visitar. Adiamos constantemente e esquecemo-nos de que talvez um dia quando nós já tivermos tempo para estar com esta ou aquela pessoa, já é tarde.
Os abraços são esseciais para aguentar toda esta pressão que se tornou a nossa vida.
Abraçamos por carinho, abraçamos por reconhecimento, abraçamos por alegria, abraçamos por euforia, abraçamos por saudades, abraçamos porque precisamos ou porque alguém precisa, abraçamos para consolar e para chorar.
Sem palavras. O gesto diz tudo.
Um abraço para os meus irmãos e para a Teresinha, claro!

5 Comments:

  • At 10:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Que bonito.Têm me passado a vida a dizer que as coisas são mais do que bonitas ou feias, na verdade é a única coisa que me ocorre neste momento.Também já me questionei milhões de vezes no por quê de não darmos tantos abraços como gostaríamos..acho que a vida é mesmo assim, quando menos esperas, recebes um abraço de uma pessoa que gostas.E cada vez mais isso tende para acontecer.Talvez porque as pessoas «cada vez» mais se sentem sozinhas, sentem a necessidade de algo mais.De mais um gesto ou de mais uma palavra.
    Dizes coisas acertadas, gosto disso.*

     
  • At 10:58 da manhã, Blogger Teresa Ramos said…

    Obrigada Francisco... foi mesmo um "venha la' resposta, que a minha esta' posta!", como nos campos de ferias.
    Um padre, amigo meu, diz que deviamos dar 3 abracos por dia e aconselha esta receita para nos sentirmos bem. Embora seja uma media `as vezes dificil, tambem eu a aconselho, sempre que for possivel.
    Beijinhos da Holanda e obrigada por tantos mimos! Equivale a sentir-me abracada!

     
  • At 8:03 da tarde, Blogger Maria Carvalho said…

    Um abraço é essencial, sem dúvida, não só para quem o dá como para quem o recebe, e é realmente raro, nos tempos presentes, que as pessoas se abracem, chorem ou riam no ombro de alguém! É uma pena, porque o gesto é suficiente, e por vezes as palavras só vêm atrapalhar. Obrigada pelo teu bonito comentário no meu poema (já estranhava a tua ausência), mas com as aulas fica tudo mais difícil a partir de agora. A frase do dia, também tive o privilégio ( sim, foi um privilégio ter convivido com a Georgina Villas-Boas, uns anos da minha vida)de a ter ouvido. Foi muito sensibilizante teres escolhido uma frase da tua avó para colocares neste teu espaço. Beijinhos grandes, boa sorte, e continua a visitar-me, que eu visito-te sempre, já sabes.

     
  • At 8:55 da tarde, Blogger par said…

    Também gosto muito de vir ao teu blog francisco! Uma boa maneira de conhecer o poder da escrita e da partilha de experiências. Continua!

     
  • At 7:54 da tarde, Blogger Viajantis said…

    Um abraço para ti, um abraço para a família...hoje em dia abraço apenas aqueles que me são mais próximos, para que um abraço meu seja um privilégio, para que não seja banal!
    Beijinhos e...um abraço

     

Enviar um comentário

<< Home