Criativity

quinta-feira, setembro 22, 2005

(E)mail

Poucas coisas nos deixam tão contentes como receber um postal ou uma carta. Sendo feitos por quem nos enviou ou comprados; com um desenho ou uma fotografia; com bonecos ou lindas paisagens; com desejos de feliz aniversário ou a contar o quanto uma viagem está a ser fantástica. Numa época em que (quase) sempre que abrimos a caixa do correio só vemos contas para pagar, ver um postal é sempre algo que nos relembra de que a vida é uma coisa maravilhosa e de que vale a pena vivê-la só para desfrutar destes pequenos momentos de gozo.
Faço colecção de postais. Não porque goste de fazer colecções, mas porque gosto de comprar um sempre que vou a um sítio que não conheço. De vez em quando abro a caixa onde guardo os postais e revejo/releio todos. É parte da minha vida, da minha memória - as viagens, as aventuras, as praias, as cidades, as pessoas.
Todos os anos, no meu aniversário, um dos presentes que mais gosto de receber é o postal enviado pela minha irmã Rita e a sua família. Vem sempre dentro de um envelope colorido, com dois selos: um tem o busto da rainha Elizabeth II (quando era nova); o outro é azul e diz "by air mail - par avion". Receber este postal, é como se eles, apesar de não poderem vir passar o dia comigo, estivessem de alguma maneira ali, naquele cartão colorido e escrito daquela maneira gira e divertida como só a Rita o sabe fazer. Tenho-os todos guardados.
Com as novas tecnologias, hoje em dia, mandamos quase tudo por email e esquecemo-nos do verdadeiro valor de uma carta (ou postal). A carta é escrita à mão e, talvez por isso, torna-se mais pessoal e mais real. Está nas nossas mãos, é palpável. Não é a mesma coisa que imprimir um email e ficar com uma página branca, que nunca foi tocada por ninguém, escrita com letra de computador.

5 Comments:

  • At 4:02 da tarde, Blogger Maria Carvalho said…

    Plenamente de acordo!! Adoro postais, cartas, cartõezinhos, recadinhos, sei lá tudo aquilo que esteja personalizado, escrito à mão por alguém que realmente gosta de nós!! Particularmente bonito este teu texto, sensibilizou-me demais, na parte em que falas da Rita, que por acaso, é a minha filha mais velha!! Obrigada por seres tão querido, sensível, e por teres criado um blog tão bonito!!
    Só volto a visitar-te na próxima quarta feira, não estranhes portanto, não vou estar cá!! Muitos beijos bom fim de semana, e vou ser caloira como tu, este ano!!! Ehehehehe

     
  • At 4:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Admiro-te imenso por abrires sempre os olhos às pessoas com certos pormenores que ninguém no dia a dia dá importância.
    A maioria das pessoas, na minha opinião, esquecem-se a carta não é um meio de comunicação entre amigos e familiares mas sim um meio de chegarem as contas a casa.
    Também adoro receber cartas de amigos e tento sempre guarda-las pois um dia mais tarde vai ser muito engraçado "reviver" o passado...Parabens pelo blog

     
  • At 10:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Curioso, mto curioso este tema, quem diria que te irias lembrar disso, mais uma vez a tua imaginação esteve em alta. Quanto ao texto está excelente, porque se relaciona um bocado também com a minha maneira de ser de não mandar cartas mas sim só e-mail, infelismente isso tende para que aconteça com muito mais frequência não só comigo mas com as pessoas no geral devido ao avanço dos computadores, em que uma pessoa manda um mail e esse chega ao destinatário em menos de 5 segundos e por isso as pessoas como eu vão se esquecendo de mandar cartas, e por isso mais uma vez estás de parabéns pela ideia genial.
    Abraços

     
  • At 10:30 da tarde, Blogger Viajantis said…

    Pois é mano!
    Olha, eu nem postais, nem mails!
    Só sms!
    Mas gosto mesmo mais é de telefonar!
    Sou um "telefonodependente"!
    E o último postal que recebi até foi....teu!
    Bwijinhos!

     
  • At 10:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    sim.o e-mail não é tão pessoal.mas hoje em dia, pouco é o tempo que temos para "cuidar" de um amigo.continuo a trocar e-mails com amigos que estão longe e continuo a ficar contente sempre que leio um e-mail pessoal, aqueles que contam como foi o dia e não os que trazem piadas.o meu primeiro comment aqui no teu blog.achei piada o teu texto.neste momento estou à espera de um e-mail de um menino de londres que me vai mandar uma fotografia.enfim.bom dia para ti menino

    Marta*

     

Enviar um comentário

<< Home