Criativity

segunda-feira, maio 01, 2006

Guggenheim Museum NYC em restauro até 2007

Obras de restauro do Guggenheim terminam no final de 2007

É neste estado que se encontra aquele que, para muitos, é o melhor museu do mundo. No entanto, é por uma boa causa, o exterior do edifício está a ser alvo de um restauro a fundo.
De há um ano para cá, 12 camadas de tinta, aplicadas ao longo dos últimos 46 anos foram removidas e a superfície de betão do edifício foi revelada, permitindo uma análise minuciosa da superfície do edifício e das rachas que se têm vindo a formar quase desde o final da sua construção.
O objectivo neste momento é estudar e reparar as rachas e repintar todo o edifício, assegurando a sua "saúde" a longo prazo.
O final das obras está previsto para o final de 2007, a tempo do 50º aniversário do Museu.
Até lá, o museu continua aberto ao público, com a sua espantosa colecção permanente e com magníficas exposições temporárias, como é costume.
Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque, de Frank Lloyd Wright



"Entering into the spirit of this interior, you will discover the best possible atmosphere in which to show fine paintings or listen to music. It is this atmosphere that seems to me most lacking in our art galleries, museums, music halls and theaters."
Frank Lloyd Wright.
"Frank Lloyd Wright", The Architectural Forum, January, 1948, Vol 88 Number 1. p89


"I need a fighter, a lover of space, an agitator, a tester and a wise man. . . . I want a temple of spirit, a monument!" —Hilla Rebay to Frank Lloyd Wright, 1943

O Solomon R. Guggenheim Museum, é um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo. Foi projectado por Frank Lloyd Wright para um lote de terreno privilegiado em Manhattan, Nova Iorque, EUA. O museu encontra-se muito perto do grande e famoso Metropolitan Museum of Art, na esquina de duas grandes ruas e está virado para o Central Park.
Wright projectou este museu sob a forma de rampa espiral descendente, com vista a ser mais agradável aos fequentadores do museu apanharem o elevador e descerem gradualmente, podendo sempre voltar atrás, e terminar a descida no rés-do-chão, junto à saída, em vez de percorrer longas galerias e ter de regressar ao início para sair, como acontecia nos outros museus. Guggenheim, adorou a proposta de Wright e apoiou-o incondicionalmente até à sua morte, em 1949.
As paredes do edifício são inclinadas para fora porque, Guggenheim e Wright eram da opinião de que, se as pinturas estivessem ligeiramente inclinadas para trás seriam vistas segundo uma melhor perspectiva e estariam melhor iluminadas.
Este projecto teve início em 1943, mas teve muitos atrasos. Começou realmente a ser construído em 16 de Agosto de 1956 e terminou a 21 de Outubro de 1959, seis meses após a morte de Frank Lloyd Wright.

"I can think of several more desirable places in the world to build his great museum," Wright wrote in 1949 to Arthur Holden, "but we will have to try New York." To Wright, the city was overbuilt, overpopulated, and lacked architectural merit.
www.guggenheim.com

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home