Criativity

quinta-feira, maio 11, 2006

Agência Matrimonial hi5, um sucesso!

hi5, mas o que é isso?
Eu estou "inscrito" no hi5 há um bom tempo, 2 ou 3 anos, mas continuo sem saber explicar às outras pessoas o que é verdadeiramente o hi5. Sinto-me ridículo.

No fundo, o hi5 não passa de uma agência matrimonial disfarçada. Há um pequeno ficheiro com fotografias nossas, os nossos dados pessoais, os nossos gostos (livros, filmes, se fumamos, bebemos...) e estamos integrados numa rede de milhares de pessoas, formada pelos nossos amigos, os amigos deles, os amigos dos amigos dos amigos dos amigos, que podem ver o nosso profile, comentar, adicionar... cuscar!
No hi5 tenho oficialmente 157 friends mas, no fim de contas, quantos deles é que são, realmente, meus friends? Quase todos, mas também há alguns que não passam de "conhecidos". "Amigos" e "conhecidos" é a mesma coisa, para muitas pessoas, mas para mim não. A maioria das pessoas adiciona "aquela rapariga gira, que é amiga da prima-torta da Madalena" e "aquele rapaz super-porreiro que é do Amor de Deus", só porque gostou do seu profile. Há pessoas com uma lista de mais de 5 mil friends, e centenas de testimonials a dizer, de maneira apaixonada, o quanto elas "estão giras na fotografia em bikini, tirada na praia de Monte Gordo" (um CLÁSSICO do hi5). Mas o que é isto??
Mas que sociedade é esta, em que os jovens (e não só!) se conhecem porque gostaram das fotografias do hi5?
Pior, descobri há pouco tempo que o hi5 tem uma secção chamada Browse (ver fotografia abaixo), para procurar pessoas segundo o sexo, a idade, o país e a fotografia. Não tenho razão? É, ou não é uma agência matrimonial?
Já fui adicionado por bastantes pessoas que eu não conhecia de lado nenhum. Bloqueei, claro. Porque razão, iria permitir que uma pessoa que eu não conheço de lado nenhum, estivesse presente na lista dos meus friends? Pleeeeease! Inclusive, já recebi uma message de um gay, que queria que eu lhe mandasse mails, devido aos meus (alegados) "olhos fantásticos"! Urgh!!!
No entanto, o hi5 também tem vantagens. Já "encontrei", através de horas perdidas a navegar naquela base de dados gigante, pessoas que não via desde a primária. Restabeleci o contacto com muita gente, o que é óptimo.
Outra vantagem é podermos facilmente manter contacto com uma pessoa que nos foi apresentada apressadamente ontem, ou no mês passado. Basta procurá-la, adicioná-la e mandar-lhe mensagens dizendo o nosso mail, número de telemóvel... uma facilidade.
Resumindo, a questão é: estar presente no hi5 terá mais vantagens ou desvantagens para mim?
Por enquanto vou deixar estar, até porque me protejo, mas aqui fica mais um assunto pendente...
Estou desejoso de ouvir e ler comentários acerca deste assunto.
Termino com uma imagem muito sugestiva.

Mais palavras, para quê?

12 Comments:

  • At 12:07 da tarde, Blogger Maria Carvalho said…

    Adorei este texto!! Eh eh eh Eu também estou no hi5!! Com não sei quantos 'friends' com os quais nunca falei!! Mas está também a Rita, o Gustavo e o Bruno!! Beijinhos para ti, bom fim de semana.

     
  • At 2:48 da tarde, Blogger Teresa Ramos said…

    Pessoalmente, não gosto do Hi5 e apesar das mil oportunidades não me inscrevi. Acho que tem que se ter cuidado com a internet e com o quanto deixamos que interfira com a nossa privacidade. Mas cada um tem os seus limites. Conheço pessoas que nuncam dão dados certos em fichas de internet e afins e outras que contam a sua vida em sites como o Hi5 e aceitam qualquer pessoa que os convide no intuito de se tornarem "populares". São dois extremos claro, cada um situa-se onde quer.
    Acho que esta tua reflexão sobre o Hi5 se deve estender à internet em geral e ao acesso que agora se tem a um conjunto infinito de informações, inclusivé sobre nós. Eu própria tenho um blog onde conto parte da minha vida e exponho fotografias e por um lado não me preocupo muito porque sei que quem tem mais acesso são pessoas que em geral me conhecem... mas não só.
    Só para dar um exemplo, se ainda te lembras, pelo gozo, no ano passado consegui fotografias de mais de metade dos participantes do meu campo de férias (que até vieram a dar jeito...) e fiquei a pensar que em vez de mim podia ser outra pessoa qualquer...
    Acho que antes de nos expormos devemos tentar ter o máximo de noção de até onde isso pode ir e tornar os limites da nossa exposição o mais consciente possível. Preocupam-me estes sites porque a maioria das pessoas que os usam são adolescentes que em geral não têm esta consciência tão aprofundada, como vejo que tu, por exemplo, vais tendo.
    Have fun!

     
  • At 10:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Muito giro este teu texto!!Ainda n sabia essa do gay:P LOLOL!!
    Acho q exageraste um bocadinho...o hi5 n serve pa quase nd mas é giro e cm disseste encontramos pessoas q n viamos ha bue...agr essas tretas do "tas mt gira posso conhecer te" e q eram escusadas LOLol mas td tem prós e contras!!
    continua a escrever
    P.s. Gosto mt dos textos sobre os milhares de filmes q vamos ver ao cinema:P
    ******

     
  • At 5:58 da tarde, Blogger par said…

    É bem jogado escrever sobre o Hi5. Para mim é como uma grande rua onde posso ter acesso fácil aos meus amigos e também os meus conhecidos. Também promovo o meu blog e a música que oiço e isso é o mais importante. O resto, sinceramente passa-me ao lado. A internet é como uma grande rua com milhões de janelas, uns ficam em casa, outros à janela e outros saem à rua. Lembra-te que uma faca serve para barrar o pão e também para matar, quem decide é quem a usa. Abraço

     
  • At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Francisco grande post. Também aderi ao "mundo do hi5", ainda estive durante mtos meses ligada, mas à algum tempo que tinha as msm "duvidas" q tu, "mas afinal para que é que serve o hi5?". Pois é, cheguei à conclusão que n passa de um site de cusquice e de engates e percebi q n havia um único dia q n recebesse emails do hi5, via o respectivo email e dps ia pra cusquice, e era capaz d passar uns bons minutos q n serviam de nada, entao resolvi desligar-me totalmente, mesmo as vantagens q tu citas de voltar a encontrar amigos d infância, a meu ver, n é uma coisa relevante, pq se se trata de amigos q n vez há mto tempo já nem tens nada em comum, adicionas trocas contactos, mas n passa disso pq já n há assunto.. quanto aos amigos que conheceste no dia anterior, spm pode dar algum jeito.. mas a meu ver há mais desvantagens q vantagens.. enfim é apenas a minha opinião. Beijinhos

     
  • At 9:43 da tarde, Blogger Asas Rebeldes said…

    sim de facto.... para q servirá tudo aquilo? :) também me pús a procurar amigos com quem já tinha perdido o contacto e td o+.... foi giro andar a deixar testemonials aos amigos, deixar five's (cuja finalidade -claro!- também me passa um bocado ao lado) mas às tanats comecei a recber sei la quantos convites de pessoas q n conhecia de lado nenhum....claro isto incluiu tanto homens de 35 anos q "keriam conhecer pessoas novas", um miudo de 12 anos q "kria fazer amigos" e inumeras meninas entre os 18 e 25 q me acharam mt gira e gostavam de conhecer (durante inúteis e desperdiçadas horas revi o meu profile do hi5....questionando-me o que terá feito tanta menina pensar q eu estaria interessada nesse tipo de experiencias...sem exito). enfim deixou de ser novidade, cansei m de estar sempre a dar de caras com propostas que de tão indecentes se tornavam ridículas e hoje em dia passo por lá de mês a mês, qdo não tenho nada pa fazer. Mas a ideia-base não é má... Apenas acaba sempre por "descambar para algo totalmente indecoroso... E de uma maneira global muito pouco útil.
    Claro que qualquer meio de conhecer pessoas pela net tem sempre os seus inconvenientes... e há-que haver constantemente a noção de que de facto até pode ter a sua piada, mas não sabemos quem estará de facto do outro lado...
    (Cada vez que alguém me pergunta o que é o hi5 afinal....a descrição acaba por sair algo tão parecido com, uma agencia matrimonial para pessoas desesperadas que querem marcar encontros sexuais pela internet... que acabo por parar a meio e digo uma coisa do género «vê por ti próprio...») :)**

     
  • At 11:08 da tarde, Blogger Viajantis said…

    Faz como eu, não conheço, não adiciono.
    Confesso que concordo com a análise do francisco, é isso mesmo, assusta a cusquice, assusta que a "janela" fique assim tão escancarada, sujeita a olhares indiscretos, gulosos até....
    Quqlauqer dia tb serei mais um dos que abandonam essa treta....

     
  • At 7:48 da tarde, Blogger inês said…

    eu sou mulher, de portugal e tenho entre 18 e 35 anos! só não tenho foto!lamento...

    em vez de te adicionar pelo hi5, que nunca te vi, vou adicionar o teu blog ao meu. aprecio a tua forma de escrever, o modo como expressas a tua opinião... pode ser uma mais valia para mim, para os que me lêem.
    tens aí vários posts interessantes... mas este, sugeriu-me um comentário.

    fica bem.

     
  • At 1:25 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Após ler algumas opiniões acerca do hi5, resolvi mesmo apagar as minhas fotos...afinal voces têm toda a razão...aquilo que voces falaram acerca do hi5 foram coisas em que eu nunca tinha pensado antes!nunca me ocorreu...eu sempre ouvi dizer dos meus amigos "ah aquilo é muito fixe, conheces muita gente e tem rapazes muito giros!" e eu acho que fui mesmo na conversa...e resolvi criar entao uma conta...pus fotos e conheci pessoas novas, e "cuscuvilhei" os hi5´s de outras pessoas, mas realmente voces têm razão, o hi5 tem mais desvantagens que vantagens, porque na minha opinião, o bom daquilo é mesmo reencontrar amigos que ja nao vemos ha muito tempo...porque de resto nao passa de uma boa maneira de nos "mostrar" a pessoas que não conhece-mos de lado nenhum e que nunca se sabe o que é que podem fazer...
    por fim, dou os parabens a quem fez o post, porque esta muito bem escrito e em conjunto com as varias opinioes acho que conseguem mesmo mostrar o que é realmente o hi5. foi dos poucos blogs que eu vi, onde todos os que deixaram comentario tinham uma conta no hi5 e so esses sim, conseguem descrever o que é o hi5,
    portanto eu volto a dar os parabens pois este blog tem opinioes muito bem fundamentadas.

     
  • At 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Epah, amei ler isto .. lol .. eu realmente tnh hi5 ha ja bastante tempo, e realmente aqilo as vezes e' um bocado estupido e so me apetece apagar .. mas eu gosto de ter hi5 .. gosto de meter la as minhas fotos c os meus amigos.. demonstrar q os adoro, e de facto tambemn ja reencontrei muita gente de antes pelo hi5 =D

    admito q tnh carragas de "friends" no hi5, e concordo c isso d amigos e conhecidos n ser a mesma coiza . eu tnh neste momento 711 "friends" no hi5, mas amigos de verdade tnh apenas 10 praí :) e' bom saber separar amigos de conhecidos .

    bem, etc ..

    BjinhoOz* pra ti sejas la qem fores, e belo post :)

     
  • At 11:23 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Estas redes sociais já existem á anos noutros paises e de minha opinião cada um deve fazer o que entende e não criticar as liberdades dos outros.

     
  • At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Alguma vez mudaste para uma cidade nova onde não conheces ninguém? Nunca desejaste conhecer pessoas novas que partilhem os teus gostos e que até possivelmente possa resultar numa relação mais séria? O Hi5 é apenas mais uma ferramenta para isso. O que é preciso é fazer uma análise CRITERIOSA das pessoas e não se deixar seduzir apenas por umas fotos giras e umas palavras bonitas... Há que procurar nas entrelinhas quem te parece sincero/a...
    Acho que podemos criticar o modo como milhões de utilizadores usam o Hi5, mas não o hi5 em si, pois é uma forma de potenciar contactos numa sociedade cada vez mais impessoal.

     

Enviar um comentário

<< Home