Criativity

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Ai, liberdade, liberdade

Isto de fazer escolhas tem muito que se lhe diga...Hoje acordei e dei pr mim a filosofar sobre um assunto que me fez perder uns minutinhos bem gastos da minha manhã. Quem me disse para escolher, quem me disse o que escolher, quem me diz como escolher, o que quero eu escolher, será que posso mesmo escolhar, quem me dera saber escolher..."Quem me dera não ter que escolher"...como é que eu pude alguma vez afirmar isto...é difamar, desonrar todos aqueles que lutaram pela liberdade. Se agora podemos escolher, a eles o devemos, no fundo nem eles sabiam o que estavam a criar, nem nós sabemos a preciosidade que nos foi dada. Poder estar aqui ou ali, poder sentir isto ou aquilo, decidir gostar ou não gostar, falar ou não falar, agir. Mas depois aparece-nos algo como anexo, é talvez da responsabilidade que temos medo, que tenho medo, poruqe nada é feito sem implicar alguma coisa, tudo tem consequência, se eu fiz isto, sei que também podia ter feito aquilo e que tudo poderia ter sido diferente. Aqui está a beleza, e por muito que me custe aceitar, às vezes quando parece tão difícil e quase impossível, eu escolho, eu posso sempre escolher, eu decido. Aquilo que é feito por nós dá-nos sempre mais gozo, talvez este medo tenha apenas que fazer parte. Só sei que nunca mais vou dizer "Quem me dera não ter que escolher".
Marta

...
"Fecho as pálpebras roxas, quase pretas,
Que poisam sobre duas violetas,
Asas leves cansadas de voar...

E a minha boca tem uns beijos mudos...
E as minhas mãos, uns pálidos veludos,
Traçam gestos de sonho pelo ar..."
Florbela Espanca

2 Comments:

  • At 7:26 da tarde, Blogger Maria Carvalho said…

    Florbela Espanca inebria-nos os sentidos. E ainda bem que podemos escolher. A Vida é uma escolha...e o caminho segue para o percorrermos.

     
  • At 12:24 da manhã, Blogger Viajantis said…

    Avida é mesmo feita de escolhas.
    Costumo afirmar que "apenas não há remédio para a morte", ou seja, temos o poder de escolher, de a qualquer altura alterarmos o rumo da nossa vida, mudar as nossas escolhas!
    Claro que teremos sempre de "arcar" com as consequências das nossas escolhas!
    Não faz mal nenhum fazermos, de vez em quando, o exercício do "se"...
    Se eu tivesse optado por aquilo, se eu tivesse dito isto, ou se...se...se...
    Para podermos crescer, para sabermos avaliar as escolhas do passado para que as escolhas de futuro sejam as mais "acertadas" possível dentro daquilo que ambicionamos....
    Não nascemos ensinados, vamo-nos ensinando a nós próprios e por vezes é positivo "dar com os burrinhos na água".

     

Enviar um comentário

<< Home